sábado, 16 de janeiro de 2016

Na história: futebol no barro e na água

Torcedor gosta de jogador que suja o calção. Reclama daquele que sai com o fardamento limpo do jogo. Parece que não se entregou, não se dedicou ao jogo e ao clube.

Mas isto facilmente pode ser resolvido quando se trata de Campeonato Gaúcho. Barro e chuva são marcas do campeonato. É verdade que com a competição agora findando em maio (para o início do Brasileirão), pouco tem se visto destas características, mais comuns quando o Gauchão atravessava o meio do ano, quando o inverno está a pleno.

Em 1995, Grêmio e São Luiz jogaram pela última rodada da segunda fase do Gauchão no estádio Santa Rosa, em Novo Hamburgo. Como as chuvas castigavam o Estado, o Grêmio, para poupar o gramado do Olímpico, levou a partida para Novo Hamburgo. Já classificado, o Tricolor atuou com time misto. O São Luiz lutava, no grupo 2, pela classificação às semifinais com o Brasil de Farroupilha. O placar ficou em 3 a 3 e o time da Colmeia do Trabalho assegurou a vaga. A partida foi numa quarta-feira à tarde. Confira os gols (exceto o primeiro, que foi do São Luiz, não registrado).


A ficha técnica do jogo:

Grêmio 3 x 3 São Luiz - Estádio Santa Rosa, em Novo Hamburgo (Gauchão 1995)
Árbitro: Wilson Mastela
Auxiliares: Jorge Laureano e Luiz Guaranha
Renda: R$ 1 367
Público pagante: 307
Público não pagante: 96
Público total: 463

Gols: Betinho (SL) 15, Jairo (SL) 18, Alexandre (G) 35 e Edmilson Criciúma (SL), de pênalti, 41/1T; Vágner Fernandes (G) 33 e Vagner Mancini (G) 35/2T.

Grêmio
Silvio; Funé, Vágner, Cristiano, Júlio César (Éder); Dega, Escurinho (Vagner Mancini), André Vieira, Márcio; Nildo, Alexandre. Técnico: Luiz Felipe

São Luiz
Osvaldo; Paulo César, Fábio, Jarbas, Oldi; Nélson, Cristiano Baggio, Betinho (Luciano), Evandro Brito; Edmilson Criciúma, Jairo. Técnico: Pontes


No ano de 1997, Caxias e Ypiranga duelaram na abertura do Gauchão jogando em Torres, litoral gaúcho, no estádio Riachão. Era um sábado, 1º de fevereiro, e como diz o veranista, "caiu um caldo". Mesmo assim, a partida foi confirmada e o futebol virou um "polo aquático".

O Caxias venceu por 3 a 2, mas teve uma baixa: o meio campo Marquinhos sofreu ruptura parcial dos ligamentos do joelho direito e ficou um bom tempo afastado. Confira os gols, exceto o primeiro do Caxias, anotado por Delmer a 40 segundos.


A ficha técnica da partida:

Caxias 3 x 2 Ypiranga - Estádio Riachão, em Torres (Gauchão 1997)
Árbitro: César Pastro.
Renda: R$ 2 020
Público pagante: 404
Expulsões: Vagner (C) e Luciano (Y)

Gols: Delmer (C) 40s, Alex (C) 2 e Sandro Sotilli (Y) 6/1T; Dione (Y) 2 e Sarandi (C) 7/2T.

Caxias
Gilmar; Rafael, Paulo Turra, Ademir e Luciano; Alemão, Vagner, Marquinhos (Maringá), Delmer (Erinaldo); Alex (Sarandi), Elói. Técnico: Ademir dos Reis

Ypiranga
Clodoaldo; Luciano, André Turato, Edu, Toni (Schmidt); Caçapava, Pansera (Vlademir), Dione, Clóvis; Kuki, Sandro Sotilli. Técnico: Guilherme Macuglia

Nenhum comentário:

Postar um comentário