domingo, 23 de agosto de 2015

Copa Luiz Fernando Costa: tente entender a competição

Existem coisas que são bastante complicadas: cálculo diferencial e integral, a física quântica, aprender russo, dar nó em pingo d'água... Mas nada tão complicado como os regulamentos da FGF para suas competições.

Bem, estamos na segunda fase da Copa Luiz Fernando Costa, torneio estilo mata-mata. Já que é mata-mata, de uma disputa entre dois clubes apenas um classifica, mas não na FGF. Além dos classificados, os eliminados também tem chance de passarem.

Na segunda fase, são cinco jogos, de onde saem cinco clubes. Para fechar oito equipes, três times eliminados de melhor campanha também avançam.

Neste domingo, o Pelotas foi à Palmeira das Missões e derrotou o Palmeirense por 2 a 0, gols de Léo Mineiro e Tiago Gaúcho e se classificou sem ter que realizar a partida de volta, pois venceu como visitante o primeiro jogo por dois gols de diferença.

No meio da semana, a dupla Gre-Nal também garantiu vaga. O Inter eliminou o Farroupilha, em Rio Grande, por 2 a 0 e o Grêmio bateu o Aimoré, em São Leopoldo pelo mesmo placar.

Faltam duas partidas. Na quarta jogam São José x Igrejinha no Passo da Areia e Lajeadense x Novo Hamburgo em Lajeado. Independente do resultado, São José e Novo Hamburgo já estão classificados, pois e forem eliminados, garantem duas das três vagas dos melhores eliminados, tendo no mínimo 6 e 7 pontos, respectivamente.

Dos eliminados, o Aimoré tem 4 pontos, uma vitória, um empate e uma derrota, com 8 gols marcados e 5 sofridos, saldo 3. O Farroupilha é o segundo com a mesma campanha do Índio Capilé, mas com 4 gols pró e 5 contra, saldo -1. O Palmeirense tem 3 pontos, uma vitória e duas derrotas, com 2 gols anotados e 5 gols contra, saldo -3.

O Igrejinha vencendo no Passo da Areia estará classificado, pois mesmo sendo eliminado nos pênaltis terá 5 pontos. O Lajeadense se vencer no tempo normal e perder nos pênaltis também entra, pois faria 6 pontos. Se empatar, fará 4 pontos e também entra, pois terá saldo 1. Se perder, dependerá do Igrejinha ser eliminado sem vencer, pois teria pelo menos saldo zero e passaria o Palmeirense. O Alviazul estará fora se for derrotado por cinco ou mais gols de diferença.

Resumo de tudo isto:
- Classificados diretos sem jogo de volta: Grêmio, Inter e Pelotas;
- Já classificados, independente do resultado da volta, entrando como vencedor do confronto ou como "melhores eliminados": São José e  Novo Hamburgo;
- Já classificado como um dos melhores eliminados: Aimoré;
- Virtualmente classificado: Lajeadense;
- Classifica se vencer a partida de volta, mesmo que perda nos pênaltis: Igrejinha;
- Ficam de olho no que acontece na quarta: Farroupilha e Palmeirense.

Estas informações foram baseadas no Regulamento da competição, artigo 13:
"Os critérios para a classificação  10ª (décima) equipe para a 2ª (segunda) Fase e da (sexta), 7ª (sétima) e 8ª (oitava) equipes para a 3ª (terceira) Fase (Quartas de Final), entre as eliminadas, serão os seguintes: 
a) maior número de pontos; 
b) maior número de vitórias; 
c) maior saldo de gols simples; 
d) maior número de gols a favor; 
e) menor número de gols sofridos; 
f) menor número de cartões vermelhos;
g) menor número de cartões amarelos; 
h) sorteio na sede da FGF, com a presença de integrantes das equipes interessadas".

4 comentários:

  1. Boa tarde amigos da Central do Futebol Gaúcho. Peço que atentem ao regulamento da Copa Luiz Fernando Costa no tocante a classificação dos "melhores eliminados. No Artigo 13 está escrito: A 2ª(segunda) Fase reunirá, os 10(dez) clubes classificados da Fase anterior, divididos em 05(cinco) Grupos. As equipes dentro de cada Grupo se enfrentarão em jogos de ida e volta, com a finalidade de apurar-se o vencedor de cada Grupo. Classificar-se-ão para a 3ª (terceira) Fase, as 05(cinco) equipes vencedoras de cada Grupo, mais as três equipes 6ª (sexta), 7ª (sétima) e 8ª (oitava) eliminadas melhores colocadas. A classificação obedecendo aos critérios do Artigo 13 (treze) levará em conta apenas os jogos da referida Fase.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Rafael, falta de atenção minha na leitura do regulamento. Fiz outro texto agora com a nova interpretação. espero ter acertado! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande abraço Alexandro, acompanho muito o teu site.

      Excluir
    2. Grande abraço Alexandro, acompanho muito o teu site.

      Excluir