domingo, 24 de agosto de 2014

Brasil: foco agora é na Série D

Com atenções voltadas para a Série D do Brasileiro, Brasil perde o Bra-Pel por 1 a 0 e aguarda os outros jogos para conhecer o seu futuro na Copa Fernandão

FOTO: Italo Santos / GEB
Jogando a Copa Fernandão para cumprir a suspensão de dois mandos de campo impostas ao Brasil, o time do técnico Rogério Zimmermann fez um grande clássico Bra-Pel, mas não conseguiu vencer o Pelotas. O placar de 1 a 0, na partida deste domingo (24), no estádio da Boca do Lobo, classificou a equipe áureo-cerúlea para a próxima fase, mas não eliminou o Brasil, por enquanto. Assim como aconteceu com o maior rival na primeira fase da competição, o rubro-negro pode se classificar em virtude do seu aproveitamento na Copa. O certo é que, com as atenções voltadas para a Série D do Brasileirão, o Xavante pode comemorar a rodada do final de semana na competição nacional: mesmo com um jogo a menos que os adversários, segue líder do grupo A7.

Com a bola rolando, viu-se, no primeiro tempo, poucas chances de gols. Assim como fizera na primeira partida do mata-mata, o técnico Rogério Zimmermann colocou um time diferente do que vinha jogando habitualmente na Série D. Aos 12, Wender cobrou falta na área e Matheus precisou esticar-se todo para fazer a defesa. Já aos 26, foi a vez de Gustavinho cobrar falta com efeito e levar perigo ao gol do Pelotas. E era em cruzamentos que o Brasil levava perigo ao gol áureo-cerúleo, como aos 40 minutos, que a zaga rival precisou se desdobrar para mandar a bola para escanteio.

Zotti, aos 42 minutos, tabelou com Éder pela esquerda de ataque e cruzou fechado, a bola ia entrando no gol de Matheus, que voou para evitar o tento Xavante. E aos 46 minutos, o único gol da partida. Cruzamento na área, Tiago Gasparetto na segunda trave tocou para o meio da área e Bruno Salvador conseguiu desviar para o fundo das redes de Anderson.

Se o placar era reverso para o Brasil, a atuação da equipe no segundo tempo fez jus, ainda mais, a grandeza do clube. Com um time enérgico e bem disposto, os comandados de Rogério Zimmermann não deram espaços ao Pelotas e, por detalhes, não conseguiram o empate. Logo aos 30 segundos de bola rolando, Gustavinho tocou para Éder, que pedalou e cruzou rasteiro, a zaga do Pelotas cortou antes que ela chegasse a Gustavo Papa.

Já aos 12, Brock aproveitou rebote na entrada da área e bateu rasteiro. A bola passou ao lado esquerdo de Matheus. Dois minutos depois, foi a vez de Márcio Hahn chutar pelo lado do gol áureo-cerúleo. O meio campista aproveitou cruzamento rasteiro de Brock. Aos 18, novamente Hahn levou perigo ao gol de Matheus. Zotti cobrou falta pela esquerda e o meia, na segunda trave, cabeceou sobre o gol adversário.

Aos 22, um lance lamentável. Éber havia acabado de entrar na partida, agrediu Gustavinho e foi expulso. E o jogo encaminhou-se para o final, com muita pressão rubro-negra. Aos 51 minutos, Brock colocou a bola na área, Gustavo Papa desviou de cabeça e Wender, no meio da área, cabeceou para o gol, mas a zaga do Pelotas conseguiu, em cima da linha, evitar o gol de empate do Brasil.

Com o resultado, o Xavante não sabe o seu futuro na competição. Assim como ocorrera com o Pelotas na última fase, critérios de aproveitamento podem recolocar o rubro-negro na disputa do título da competição. Mas o que realmente importa na Baixada não é a situação na Copa Fernandão, mas sim a liderança no Grupo A7 da Série D do Brasileiro, mesmo com um jogo a menos, já que folgou na rodada do final de semana. Antes da partida contra o Guarani de Palhoça, no domingo (31), às 16h, no estádio Renato Silveira, em Palhoça, o time de Rogério Zimmermann fará um amistoso preparatório para a competição nacional, na terça (26), às 20h30, no estádio Bento Freitas, contra o Farroupilha.

Jonathan Silva
Assessoria de Imprensa GE Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário